O Health Cluster Portugal e o EIT Health coordenaram em parceria, no passado dia 24 de maio, um novo webinar da série JoinHealth subordinado ao tema “Os desafios da aplicação do novo Regulamento Europeu dos Dispositivos Médicos de Diagnóstico in Vitro (IVDR) para as organizações”.
O evento ofereceu oportunidades de esclarecimento sobre o novo Regulamento Europeu dos Dispositivos Médicos de diagnóstico in vitro (DIV), sendo abordados os principais desafios em contexto regulamentar e prático de implementação, bem como os prazos a cumprir e as classificações atribuídas aos diferentes tipos de DIV.
Conforme destacou Sónia Cardoso, Técnica Superior de Assuntos Regulamentares e Gestão de Projeto do INFARMED, esta é a entidade responsável pela fiscalização dos dispositivos após entrada no mercado. Como acrescentou, “se há um sinal que reflete este regulamento é o sinal de mais: mais recursos, mais responsabilidades, mais desenvolvimentos” que acompanham o novo sistema de classificação dos DIV. Enquanto não for obrigatória a inserção de dados na EUDAMED (European Database on Medical Devices), o sistema informático desenvolvido pela Comissão Europeia para implementar o Regulamento (UE) 2017/745 sobre dispositivos médicos e o Regulamento (UE) 2017/746 sobre dispositivos médicos para diagnóstico in vitro e enquanto a plataforma não estiver finalizada, há que continuar a inserir as informações necessárias nas diferentes plataformas que o INFARMED tem disponíveis.
O Health Cluster Portugal é uma plataforma facilitadora que se propõe tornar Portugal num player competitivo na investigação, conceção, desenvolvimento, fabrico e comercialização de produtos e serviços de saúde, em nichos de mercado e de tecnologia selecionados.
EIT Health é uma Knowledge Innovation Community (KIC) lançada pelo European Institute of Innovation and Technology (EIT) e dedicada à área do envelhecimento ativo e vida saudável.