HUG: Eficiência da cadeia de abastecimento, legislação aplicável e boas-práticas em análise

A GS1 Portugal, entidade responsável pelo desenvolvimento de standards para a saúde, promoveu no dia 22 de março a 33ª Reunião do Healthcare User Group (HUG). Esta iniciativa, em formato digital, que reúne um grupo restrito de profissionais e decisores do setor da saúde português incidiu sobre projetos com impacto na eficiência da cadeia de abastecimento, sobre as questões regulamentares aplicáveis e sobre uma análise a casos de estudo no setor da saúde.

Este Grupo de Trabalho, que se propõe debater e analisar os desafios e oportunidades do setor da saúde, analisou os avanços registados ao nível da implementação dos Regulamentos que afetam os dispositivos médicos, em particular no que se refere ao papel da GS1 Portugal no apoio da comunidade empresarial para o respetivo cumprimento. Neste âmbito a reunião incidiu sobretudo sobre a revisão do cronograma das várias fases de implementação de UDI – Unique Device Identifiers.

No que se refere à temática da eficiência da cadeia de abastecimento, foi apresentado o caso de estudo da cadeia de parafarmácias de retalho do grupo Sonae, a Wells, que encontrou nos standards da GS1 uma solução para tornar toda a cadeia de distribuição mais eficiente

Ainda no âmbito deste Healthcare User Group foi apresentado um projeto piloto em curso, o International Patient Summary (IPS), assim como o potencial do programa europeu Lean & Green, representado no nosso país pela GS1 Portugal e que tem como objetivo a descarbonização da cadeia de abastecimento.