Impacto e importância dos standards no setor da saúde em debate na cimeira GS1 Healthcare Online Summit

Esta iniciativa teve por objetivo a promoção do debate sobre temas relevantes para o setor, em particular, a importância e benefícios da aplicação dos standards GS1 na criação de uma cadeia de abastecimento única e uniforme, a nível global, para todo o setor da saúde.

A pandemia deixou a descoberto algumas das dificuldades sentidas no setor da saúde, muitas delas com impacto transversal, afetando de igual modo países desenvolvidos e algumas das regiões mais pobres do planeta. Algumas das dificuldades apontadas relacionam-se com a distribuição de vacinas, com a necessidade de serialização dos medicamentos, o combate à respetiva contrafação e manipulação, a não uniformização do mercado global ou, simplesmente, a capacidade de assegurar a saúde e o bem-estar, tanto dos pacientes, como das próprias equipas de saúde.

Para debater estes aspetos, a GS1 reuniu representantes de entidades e Governos de todo o mundo, desde a Etiópia aos E.U.A, passando pelo Japão, numa análise a estes desafios. Foram partilhados casos de sucesso relativos à forma como alguns países têm vindo a aplicar os standards GS1 como resposta determinante no aumento da segurança, eficiência e rastreabilidade, explicando como e com que impacto direto na gestão da pandemia e efeito estrutural na criação de uma cadeia global de abastecimento no setor.