Esta é uma das conclusões da 7ª edição do Estudo de Níveis de Serviço Supply Chain (Logístico) da GS1 Portugal, num momento em que a relação custo-benefício assume um papel determinante na escolha dos consumidores. O estudo, que avalia a relação entre fornecedores e retalhistas na área logística de Grande Consumo, reuniu 30 fornecedores e sete retalhistas de todo o território nacional, atingindo um nível de maturidade no mercado português.
À semelhança das edições anteriores, e pelo segundo ano consecutivo através de questionário online, fornecedores e retalhistas avaliam-se, mutuamente, em 45 questões reunidas estruturadas em oito grupos de análise com o objetivo de avaliar os níveis de serviço logístico, assim como identificar as oportunidades de melhoria.
A novidade deste ano surge com a integração de duas novas perguntas. O Nível de serviço em promoções, incluída no grupo Pedido, que entrou diretamente para o primeiro lugar das prioridades dos retalhistas. A questão Colaboração na execução promocional foi a outra pergunta-novidade que alcançou igualmente um lugar de destaque dentro do grupo de análise Colaboração.
Este resultado reflete o peso que as promoções têm vindo a ganhar em todas as áreas de grande consumo, não sendo a logística exceção. Apesar de ser um tema mais comercial é dos aspetos que impacta mais ao nível logístico e do aprovisionamento. Otimizar os níveis de serviço para garantir o nível de stock é uma realidade e um desafio para as empresas e, neste cenário, torna-se preponderante a comunicação interna, frequente e eficiente, entre as áreas comerciais e de supply chain.
Mas outras questões ocupam as prioridades dos retalhistas. Se olharmos o top 10 das perguntas que correspondem às prioridades os retalhistas participantes verificamos que, a par das promoções, se encontram os Standards, a conformidade das entregas, o estado os produtos, o cumprimento de prazos e os erros de faturação como temáticas importantes, conforme demonstra o quadro abaixo.
Top 10 de perguntas mais importantes para o Retalho
Avaliação numa escala de 0 a 10
Contudo, e apesar destas serem as 10 questões mais prioritárias, nem todas atingem um nível satisfatório de avaliação, como podemos verificar no gráfico abaixo, onde incluímos ainda as questões relativas à mercadoria danificada e à configuração sobre a palete, ambas do grupo suporte.
Avaliação numa escala de 0 a 10
Na análise macro, também os grupos são ordenados por relevância para o setor, tendo por base a importância expressada pelos retalhistas a cada uma das perguntas incluídas em cada grupo.
Peso dos Grupos de Avaliação
Avaliação numa escala de 0 a 100
Em suma, e no que respeita às prioridades dos Retalhistas identificadas no 7º Estudo de Níveis de Serviço da GS1 Portugal, foram definidas cinco grandes áreas atuação, a saber:
O objetivo do Estudo dos Níveis de Serviço Supply Chain (Logístico) é conhecer o nível de eficiência dos fabricantes do grande consumo no fluxo Order to Cash, identificando oportunidades de melhoria.
A avaliação é realizada com base na performance ao longo de 2018 e resulta da análise dos retalhistas aos seus fornecedores, quer nas entregas às plataformas quer às lojas da distribuição. |
Recordamos que o mesmo estudo é realizado na área comercial do Grande Consumo e, também, para o setor da Sáude.
Aceda aqui para mais informações sobre os estudos. Se pretende fazer parte deste estudo, contacte Cátia Gouveia c.gouveia@gs1pt.org |