Plataforma SyncPT lança Product Information Manager para o setor da saúde

A GS1 Portugal adaptou a plataforma SyncPT para dar resposta às necessidades do setor da saúde e integrou novas categorias de produtos.

Esta solução da GS1 Portugal para a criação, partilha e gestão da informação dos produtos adaptou-se, assim, à crescente necessidade de disponibilização de produtos de saúde em plataformas digitais e websites.

Com base no alinhamento de dados mestre, em colaboração com os Associados deste setor para os quais a SyncPT se posiciona como Product Information Manager (PIM), a plataforma da GS1 Portugal passa a permitir, para o setor da saúde, a definição do modelo de dados, a integração da informação dos sistemas centrais com a plataforma Sync PT e a partilha de dados entre os vários parceiros de negócio.

Esta adaptação da plataforma resulta do aumento significativo de vendas de produtos de saúde em plataformas de e-commerce, com um aumento de 80% em menos de um ano, em virtude do contexto pandémico. Este aumento exponencial e acelerado suscitou problemas de segurança, nomeadamente na garantia de rigorosa correspondência entre o produto anunciado e o produto entregue, atribuindo relevância crescente à qualidade da informação partilhada nas plataformas de e-commerce sobre os produtos.

A necessidade de segurança e rastreabilidade da informação de produto deram origem a um significativo aumento na procura de fontes de dados de qualidade sobre os diferentes produtos vendidos online.

Para lhe dar resposta, a GS1 Portugal está a dinamizar a divulgação desta iniciativa junto dos Associados do setor da saúde – fabricantes, distribuidores e pontos de venda – para incentivar os vários utilizadores da plataforma SyncPT a partilhar os dados dos seus produtos com os seus parceiros de negócio. Para mais informações, por favor contacte a GS1 Portugal através do número +(351) 21 752 07 40, ou envie a sua questão por e-mail para info@gs1pt.org .