Portugal com o maior crescimento em valor nos bens de grande consumo

Os portugueses estão mais confiantes. No último trimestre de 2017, o consumo nacional registou um crescimento de 2,9% em volume e um efeito-preço 3,8%, totalizando um aumento em valor de 6,7% – o mais elevado entre todos os países estudados, mesmo num ano tão dinâmico para toda a Europa segundo o Nielsen Growth Reporter.

No quarto trimestre de 2017 os níveis de confiança mais elevados dos consumidores portugueses permitiram alcançar o valor de 84 pontos (+10 versus o período homólogo), valor acima de países como França ou Itália e a apenas 3 pontos de alcançar a média europeia, segundo a Nielsen1.

“Depois de um período de crise, o clima económico vivido neste momento em Portugal é favorável, com um aumento do PIB e dos preços, também suportado pelo crescimento da atividade turística. Para além disso, a confiança dos consumidores portugueses cresceu significativamente, tendo atingido nos últimos trimestres valores nunca antes alcançados. Os consumidores portugueses acreditam que vão adquirir melhores condições profissionais e financeiras, o que é favorável à aquisição dos produtos que desejam e de que necessitam”, refere Gustavo Núñez Managing Director Iberia que será orador no próximo Congresso da GS1 Portugal.

[1] The Conference Board® Global Consumer Confidence™ Survey, in collaboration with Nielsen