Projeto português destacado no Healthcare Reference Book da GS1

O projeto globalmente distinguido foi desenvolvido pela MC-Wells em colaboração com a GS1 Portugal e permitiu a otimização da codificação de unidades logísticas através do Sistema GS1.

Um projeto português recebeu destaque no Healthcare Reference Book – uma publicação coordenada pela GS1 Healthcare que inclui apenas os casos de estudo mais relevantes de aplicação de standards no setor da saúde a nível mundial que chega a vários players do setor nos vários países, enfatizando os benefícios da adoção de standards com base em exemplos práticos, com resultados comprovados em iniciativas específicas.

O projeto MC-Wells teve como objetivo melhorar os desempenhos logísticos do armazém, atuando em dois vetores: auditoria e formação. Um objetivo concretizado através da redução de 50% no tempo de conferência de uma encomenda, entre outros resultados muito positivos.

“O Projeto de Fiabilidade de Leitura em Armazém na operação Wells foi uma iniciativa pioneira no setor da Saúde entre a GS1 Portugal e a MC – Wells, que permitiu otimizar não só o processo de receção de mercadorias, bem como enriquecer os dados logísticos dos artigos entre os fornecedores e a MC – Wells. Os fornecedores tiveram acesso à Formação da GS1 Portugal, adotando boas práticas de codificação das caixas e paletes, tendo sido explorado o conceito da codificação conforme das caixas multirreferência. O trabalho diário dos colaboradores de armazém foi simplificado, assegurando de forma automática a rastreabilidade dos artigos à entrada em armazém”, afirma Beatriz Almeida, Business Interface Technician | External Operations Manager MC-Wells.

Para a GS1 Portugal este é também um marco importante. João de Castro Guimarães, Diretor-Executivo explica-nos “procuramos, com este exemplo, inspirar outras organizações a maximizar a respetiva eficiência, disponibilizando uma equipa com competências especializadas na aplicação de uma metodologia setorialmente agnóstica – tão válida no setor da saúde como no do retalho e bens de consumo, ou em quaisquer outros em que a eficiência logística seja fator de competitividade e sustentabilidade”.

Do Healthcare Reference Book 2022-2023 contam ainda mais 14 casos de estudo de sucesso.

O Healthcare Reference Book pode ser consultado no seguinte link, estando o caso de estudo português disponível na seguinte página .

 

Caso de Estudo Wells – Principais resultados

Caso pretenda conhecer em detalhe o projeto consulte aqui:

  • Versão Extensa – consultar AQUI
  • Versão resumo – consultar AQUI