Resultados finais: Wells melhorou eficiência da sua cadeia de distribuição com standards da GS1

No início da colaboração entre a Wells e a GS1 Portugal, a cadeia de parafarmácias da Sonae enfrentava desafios ao nível da eficiência no processo de receção e verificação das encomendas recebidas em armazém, consequência dos novos requisitos de codificação de unidades logísticas adotados nesses espaços. Ao nível do abastecimento dos produtos, quase metade (42%) das encomendas que chegavam aos armazéns apresentavam diferentes tipos de incidência ao nível da identificação das unidades logísticas, desde a ausência de etiquetas logísticas, erros na respetiva leitura, dados incorretos ou posicionamento inadequado das etiquetas, entre outras anomalias.

Após um esforço colaborativo da GS1 Portugal com fornecedores da Wells, as melhorias foram conclusivas: em janeiro de 2021 tinham sido registadas incidências com etiquetas logísticas em 41.69% das encomendas. Em janeiro de 2022, essa taxa baixou para apenas 0.46%, o que se traduz numa melhoria de eficiência de 98.9% após a intervenção e correta utilização dos standards da GS1 Portugal.

“Conseguimos comparar a quantidade de erros na etiqueta logística antes e depois do trabalho da GS1 Portugal, com eficiências em média de 99%. O número de encomendas entregues com erros nas etiquetas logísticas reduziu para quase 0”, salientou Sofia Perdigão, Gestora do Setor de Saúde da GS1 Portugal.

Já com os EAN-13 (simbologia utilizada para identificação de produtos implementada pela GS1 Portugal), as melhorias foram igualmente significativas: em janeiro de 2021, a Wells registava a ausência dos códigos EAN-13 dos produtos na base de dados do armazém em quase 5% das encomendas, percentagem que desceu para 1.3% após a intervenção da GS1 Portugal, representando assim melhorias superiores a 70% na eficiência da cadeia de distribuição e abastecimento da Wells.

O projeto implementado pela GS1 Portugal em parceria com a Wells assenta em metodologia aplicável a outras organizações, prosseguindo objetivos semelhantes de eficiência.