O edifício da GS1 Portugal entra na corrida para uma distinção de arquitetura internacional. Um prémio atribuído pelo WAF – World Architecture Festival, o maior evento de arquitetura a nível mundial que reúne mais de 2000 profissionais do setor. A Sede está nomeada na categoria de escritórios e os vencedores são conhecidos a 17 de Novembro na gala de entrega de prémios.
Depois do Prémio Nacional de Imobiliário – concurso também conhecido como os “Óscares do Imobiliário” a nível nacional (ver notícia) – a GS1 Portugal volta a estar nomeada na categoria de Escritórios para um prémio de excelência na área da arquitetura. Desta vez, é o WAF – World Architecture Festival, um evento que dá a conhecer a excelência da arquitetura e design a nível mundial e que decorre entre 15 e 17 de Novembro, em Berlim.
Desde o início do projeto que a GS1 Portugal assumiu o compromisso de criar uma nova casa para os seus Associados e Stakeholders e, simultaneamente, um ambiente inspirador para a sua equipa. Um sonho tornado realidade no projeto do atelier PROMONTORIO, assinado pelo arquiteto Pedro Appleton, integralmente executado pela Tétris, empresa do grupo JLL. O toque final é dado pela arte de Vhils, o artista urbano que “deu rosto” ao edifício através de uma fachada composta por 49 painéis em alto-relevo, uma obra de arte inovadora que representa a primeira obra construtiva do autor.
“É com surpresa e honra que recebemos esta notícia. Uma nomeação que vem, mais uma vez, reforçar o investimento da GS1 Portugal neste projeto que resultou na simbiose perfeita entre Standards, Arte e Arquitetura onde a tecnologia avançada e a inovação são peças fundamentais. Uma nova casa que reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela GS1 Portugal com reflexo no crescimento sustentado da organização sempre com a missão de ser um parceiro de confiança das empresas nossas Associadas”, assegura João de Castro Guimarães, Diretor-Executivo da GS1 Portugal.
O WAF – World Architecture Festival é um evento que enaltece a excelência da arquitetura e design, a nível mundial, que distingue projetos em cerca de 30 categorias, num total de aproximadamente 400 finalistas. Criado em 2008, celebra este ano a 10º aniversário numa edição especial.
As candidaturas decorreram entre Janeiro e Maio de 2017. Em julho, um conjunto de arquitetos de renome e profissionais do setor selecionaram os finalistas. E, em Novembro, os grandes vencedores serão anunciados. A candidatura do edifício Sede da GS1 Portugal foi apresentada pelo atelier PROMONTORIO.
“O PROMONTORIO apresenta um histórico de candidaturas a este concurso há vários anos. O processo iniciou-se com o envio da informação requerida relativa ao projeto e obra (desenhos, fotografias e textos) tendo sido selecionado para integrar a shortlist da categoria de Escritórios. Em Novembro vamos marcar presença no evento, em Berlim, para apresentar o projeto e aguardar expectantes o anúncio dos vencedores” explica Pedro Appleton, arquiteto que liderou o projeto da nova Sede da GS1 Portugal.
As equipas envolvidas no projeto aguardam agora a decisão final do júri. João de Castro Guimarães afirma “É com a humildade que tem pautado o nosso trabalho que vamos aguardar pela decisão do júri. Independentemente do resultado, esta nomeação é uma honra para a GS1 Portugal e mais um reconhecimento do esforço e dedicação investidos na nova casa da nossa equipa e Associados”.