Nas dificuldades provocadas pela Covid-19, está a emergir uma nova classe de compradores preparada para ter uma influência nos profissionais de marketing.
Fonte: NielsenIQ
Designado de “comprador consciente”, é clara a evidência de que a pandemia serviu de catalisador para um movimento de sustentabilidade. Como aconteceu e – talvez mais urgente – o que as empresas estão a fazer para ir ao encontro das exigências deste consumidor?
Tendências de Sustentabilidade: quando os negócios tomam conhecimento
Em 2020, um inquérito global da Accenture concluiu que os consumidores “evoluíram dramaticamente” uma vez que 60% dos respondentes afirmaram fazer compras mais amigas do ambiente, sustentáveis e éticas desde o início da pandemia.
A realidade é que os valores das pessoas fundem-se com os hábitos de compra. Marcas e Retalhistas devem prestar atenção as preocupações da comunidade a que se dirigem.
Muitas Marcas e Retalhistas estão atentas, a prometer alterações futuras e a fazer alterações de sustentabilidade. Vários exemplos incluem:
Partilhar práticas de sustentabilidade com o consumidor
Os compradores estão agora à procura de compreender melhor se um produto está alinhado com os seus valores pessoais à medida que têm melhor acesso e despedem mais tempo a pesquisar marcas e produtos online. As Marcas que destacam os elementos sobre consciência sustentável das suas ofertas não só vão ao encontro da procura dos seus consumidores como estão a ganhar a lealdade dos seus consumidores e a melhorar a conversão.
Ao mesmo tempo que Marcas e Retalhistas trabalham na criação de iniciativas sustentáveis devem ser capazes de partilhar essa história. Mesmo no mundo do Grande Consumo, “o conteúdo é rei”. As empresas que consigam melhorar o conteúdo dos seus produtos para partilhar, de forma clara, as suas iniciativas sustentáveis – e diferenciadoras – vão alcançar quota de mercado através deste, subconjunto de crescimento rápido, “consumidor consciente”.
É fundamental para Marcas e Retalhistas criar, comercializar e apoiar uma narrativa coincidente com os consumidores conscientes com as questões de sustentabilidade. Embora os primeiros passos possam parecer assustadores, uma quantidade de pesquisas sobre os hábitos de consumo demonstram que uma empresa se sairá bem a fazer o bem.
Como é que as empresas estão a responder a estas necessidades? Existem diferentes formas utilizadas pelas empresas para destacar a informação sobre as suas iniciativas sustentáveis:
Partilhar os objetivos sustentáveis da marca para o futuro.
Artigo original disponível em https://nielseniq.com/global/en/insights/education/2021/sustainability-in-a-post-covid-world-and-the-emerging-conscious-shopper/