Depois de oito anos de atividade, a plataforma de sincronização de dados da GS1 Portugal – Sync PT – superou a icónica marca de 1 milhão de produtos inseridos.
Em 2014, e em estreita colaboração com os principais retalhistas, a GS1 Portugal contribuiu para a resposta aos requisitos do Regulamento 1169, relativo à prestação de informação aos consumidores sobre produtos alimentares. Fornecedores e retalhistas tiveram a oportunidade de se ligar para a partilha da informação dos produtos através do desenvolvimento da Sync PT – uma plataforma online que permite, num só local, trocar os dados de produto (informação nutricional, dados logísticos, de marketing, fotografias, entre outros), em tempo real.
Falámos com Nuno Azevedo, Diretor de Serviços Digitais da GS1 Portugal para perceber o que representa este marco histórico agora alcançado:
“É importante recuar a 2014 quando, em estreita colaboração com os principais retalhistas portugueses, a GS1 Portugal foi a única entidade a dar resposta ao Regulamento (UE) Nº 1169/2011, facilitando a ligação entre fornecedores e retalhistas na partilha da informação dos géneros alimentícios. Depois deste ano – em que tivemos de dar resposta, praticamente, a todo o mercado alimentar que vendia online – construímos uma rede de colaboração sólida com os principais retalhistas e fornecedores, criando uma vontade comum de melhorar sempre.
Agora, depois de 8 anos de atividade, conseguimos superar a marca icónica de 1 milhão de produtos inseridos na Plataforma Sync PT.
Naturalmente, durante estes oito anos, os desafios foram muitos, sobretudo para atingirmos e mantermos o alinhamento e colaboração entre Stakeholders. Por um lado, garantir que os fornecedores conseguissem partilhar a informação com a qualidade necessária, por outro garantir que os retalhistas utilizassem esses dados.
O facto de termos conseguido manter este alinhamento e colaboração é uma grande vitória para a GS1 Portugal e para todos os que acreditaram desde a primeira hora. Só desta forma foi possível alcançar o milhão de registos.”
Oito anos depois, a GS1 Portugal mantém o compromisso desta aproximação de parceiros de negócio, potenciando iniciativas complementares e desenvolvendo continuamente esta solução para dar resposta às necessidades do mercado e às exigência do contexto.
Desta forma, o Sync PT é hoje mais do que uma plataforma. É um serviço abrangente que permite às empresas criar, partilhar e gerir a informação dos seus produtos.
E o que podem as Empresas esperar da Sync PT no futuro ?
Nuno Azevedo responde: “É com entusiamo que encaramos o futuro sabendo que a Sync PT é já uma ferramenta indispensável para muitos dos nossos Stakeholders e que, cada vez mais, temos uma plataforma que aproxima diferentes parceiros nas mais distintas áreas de negócio, contribuindo para que a relação entre estes seja mais eficiente e sustentável.
Assim sendo, o nosso futuro inclui, certamente, muitos desafios, mas, depois das metas superadas, acreditamos ter um conhecimento e capacidade inigualáveis que nos irá permitir continuar a responder às exigências de mercado.
É certamente um dos nossos objetivos continuar a crescer e a trazer novas áreas de negócio, novas funcionalidades, segurança e qualidade nesta plataforma. As Empresas podem esperar da GS1 Portugal, o mesmo empenho e dedicação na melhoria continua de traduzir o esforço em sucesso.”
Das funcionalidades da Sync PT, destaca-se o acesso que garante à Global Registry Platform da GS1, uma ferramenta de gestão integral de dados de produto que constitui um dos objetivos estratégicos da GS1 Portugal para o triénio 2022-2024 e uma evidência do compromisso com a transição digital, em particular com as PME.
Queremos manter este compromisso, gerando eficiência e sustentabilidade.