Sync PT: mais setores e maior alinhamento

Serviços GS1 Portugal

Em 2021, a GS1 Portugal apostou num serviço mais completo para gestão de dados de produto. A já conhecida plataforma Sync PT tornou-se assim num serviço que permite criar, partilhar e gerir a informação de dados de produto, tudo num só lugar. Mas o processo de melhoria continua. Conheça as funcionalidade que pretendem simplificar o dia a dia das empresas e permitir ganhos… de tempo e eficiência.

A Sync PT conta já com perto de 194 000 produtos registados, provenientes de mais de 1 000 fornecedores e 115 retalhistas.

Integração fornecedor-retalhista em tempo real

Desde o início (2014) que a plataforma Sync PT pretende ser um ponto único de entrada e saída de informação dos produtos, entre parceiros de negócio. Contudo, nem sempre foi uma realidade para todas as empresas, uma vez que persistem processos paralelos para a partilha de informação.

Ao longo destes anos, e reunindo o feedback dos utilizadores, a GS1 Portugal tem vindo a reunir esforços para que a Sync PT seja, cada vez mais, o facilitador da informação de produto nos negócios, numa única plataforma, em tempo real.

Assim, uma das funcionalidades mais visível deste trabalho é a adaptação de uma ficha de produto aos diferentes requisitos dos parceiros de negócio. Isto é, um fornecedor poderá criar apenas uma ficha do seu produto e exportar a informação adaptada ao que lhe é solicitado pelo retalhista. 

Outra dos serviços disponível é a integração da Sync PT nos sistemas de cada empresa. Ou seja, através de um acompanhamento personalizado, a equipa da GS1 Portugal irá automatizar a informação dos produtos nos sistemas de cada utilizador. Desta forma, deixará de ser necessária a partilha de documento, e toda a informação é partilhada num único local: a Sync PT. São vários os exemplos de relações entre parceiros de negócio, no que à partilha de informação diz respeito, concretizadas, estritamente, pela Sync PT, com ganhos de tempo e eficiência.

PIM (Product Information Manager)

A gestão de dados dos produtos é uma tarefa árdua e complexa. Por isso, a GS1 Portugal procurou simplificar este processo através da criação das funcionalidades de PIM, já disponíveis no Sync PT, permitindo uma gestão mais eficiente dos dados mestre dos produtos e também da relação com os diferente parceiros de negócio. Uma das ferramentas desta funcionalidade é o dashboard, onde o utilizador pode ter acesso a um painel com a visão geral de todas as publicações, com a opção de filtros para análises mais detalhadas.

Exemplo Dashboard Sync PT

Exemplo de Dashboard de visão geral / filtrada do serviço Sync PT da GS1 Portugal

 

Multissetorial 

Com um histórico de relevância no setor do Retalho e Bens de Consumo, a GS1 Portugal tem ouvido as empresas e realizado esforços para adaptar a Sync PT às necessidades dos diferentes setores. Um caminho que é agora mais visível.

Exemplo Setor Livros Sync PT

Exemplo da adaptação da Sync PT da GS1 Portugal aos setores; neste caso específico, dos livros

A Sync PT é agora, de forma incontornável, uma plataforma multissetorial: Pet, Higiene e Beleza, Livraria e Produtos de Saúde são algumas das categorias de produto que têm todas as funcionalidades, da plataforma, adaptadas. 

 

Para mais informações sobre a Sync PT, aceda à página do serviço