Um dos setores nucleares e estratégicos da GS1 é o setor dos Transportes e Logística. Por esse motivo, a GS1 Portugal desenvolveu a primeira Comunidade Local para este setor que pretende promover a partilha de experiências e estabelecer as melhores práticas para as operações em território nacional.
Foi no dia 6 de Dezembro que a GS1 Portugal deu início a uma nova comunidade local para o setor dos Transportes e Logística. À semelhança do que ocorre em outros setores, o objetivo primeiro desta comunidade é identificar e partilhar necessidades de gestores e operacionais no âmbito do transporte e gestão de mercadorias. A fase seguinte será a realização de três a quatro reuniões anuais com cada grupo de trabalho para dinamização do setor e estabelecimento de boas práticas comuns.
Na primeira reunião estiveram presentes 12 representantes convidados de diferentes empresas do setor, selecionados pela GS1 Portugal pelo (1) reconhecimento generalizado no mercado dos Transportes e Logística; (2) por representarem as necessidades da realidade nacional; e (3) pelo experiência e conhecimento refletidos no seu histórico profissional.
A Comunidade Local GS1 de Transportes e Logística partirá de três objetivos principais:
Tendo por missão apoiar as empresas a melhorar a eficiência e visibilidade dos negócios, a GS1 Portugal acredita que, através destas comunidades, é possível determinar os temas cruciais para os profissionais e, em conjunto, estabelecer as melhores práticas assentes em Standards Globais GS1, melhorando o dia a dia das Pessoas e dos Negócios.
O Grupo de Trabalho GS1-128 é um dos exemplos mais recentes de um grupo de trabalho desenvolvido pela GS1 Portugal que culminou num guia de boas práticas “Etiqueta Logística GS1 – Normas e Especificações do Mercado Nacional”. Consulte aqui a nova versão do documento. |