UDI e partilha de dados em saúde em debate no GS1 Regional Forum

A GS1 in Europe promoveu, de 18 a 21 de outubro, em formato híbrido, o Regional Forum 2021, uma iniciativa que promove a partilha de experiências e o debate sobre os benefícios da codificação e que integrou, pela primeira vez, temas e especialistas de saúde: os mais recentes desenvolvimentos registados em UDI – Unique Device Identification (Identificadores Únicos de Dispositivos) e o projeto ECHO, relativo à partilha de dados no setor da saúde.

Com a presença de mais de 800 participantes, que acompanharam os trabalhos remotamente, em representação de mais de 58 organizações-membro da GS1, o Regional Forum contou com 42 sessões de trabalho em que participaram 80 colaboradores da GS1, a nível global, e 22 oradores externos.

Realizada em estreita colaboração com a GS1 Polónia, na qualidade de organização-membro anfitriã, a Cimeira integrou duas sessões relativas ao setor da saúde. Na primeira sessão dedicada ao setor, subordinada ao tema “UDI – desenvolvimentos recentes”, Elisa Zwaneveld, do Global Office da GS1, apresentou um ponto de situação sobre desenvolvimentos recentes da adoção de UDI na Europa e, fora da Europa, na Índia, Egipto, Brasil e Arábia Saudita. Ainda nesta sessão, Marcin Folytnski, da LiNA Medical, expôs o exemplo de implementação do Regulamento dos Dispositivos Médicos naquela empresa dinamarquesa de dispositivos de ginecologia. Para concluir esta primeira sessão, Anna Gawronska, da GS1 Polónia, partilhou as prioridades do Grupo de Trabalho de UDI liderado pela GS1 in Europe.

Na segunda sessão de saúde, intitulada “Do you hear the ECHO?”, Jesper Kervin Franke, Head of Healthcare Sector da GS1 Dinamarca e Jolyn van der Beek, Implementation Manager Healthcare da GS1 Países Baixos apresentaram os resultados preliminares do projeto ECHO – Extending the Collaboration of Healthcare Organisations, uma iniciativa colaborativa de organizações-membro da GS1 e interlocutores de saúde para mobilizar esforços no sentido da definição de uma estratégia clara de partilha de informação de produto com base em GDSN – Global Data Synchronisation Network.