“Um projecto online tem de ser visto como um todo”

Um estudo recente da Marktest afirmou que 56,8% dos residentes em Portugal Continental com mais de 15 anos já efetuam compras online.

Uma tendência que se intensificou com a pandemia provocada pela Covid-19.

Entre os fatores que influenciam a compra online encontram-se “Ter preços mais baixos”, “Disponibilidade do artigo”, “Métodos de pagamento”, “Boas avaliações dos utilizadores”, e “Familiaridade”.

E as imagens? Será que a disponibilização de imagens atuais e de qualidade dos produtos ajudam no momento da compra? Certamente que contribuem para a familiaridade com o produto que conhecemos nas prateleiras dos supermercados ou nos anúncios publicitários.

É também este fator que leva a GS1 Portugal a desenvolver e melhorar continuamente o serviço Validata. Um serviço que permite a criação de um conjunto de imagens de qualidade, a digitalização e análise dos dados, de acordo com a legislação em vigor e as melhores práticas de mercado, garantindo a qualidade da informação.

 

O Observatório de Tendências falou com André Palma, Brand Manager da GBSO, SOLUTIONS, UNIPESSOAL LDA. para debater a importância da qualidade de informação, em particular das fotografias, no online e como o Validata ajudou a otimizar as vendas.

A GBSO, SOLUTIONS, UNIPESSOAL LDA. também sentiu uma maior procura pelo comércio online?

André Palma: Sentimos desde logo um crescendo de pedido dos nossos clientes maioritariamente através do contacto com as nossas redes sociais. Cada vez mais existe uma proximidade entre as marcas e os clientes mais fiéis, que acabam por preferir comprar directamente. Sentimos também que o mercado online permite uma maior flexibilidade no catálogo de produtos, e na sua constante alteração, o que permite uma rotação mais estratégica por parte das marcas.

Na vossa perspectiva, quais os elementos determinantes no momento da compra online?

André Palma: Acredito que os elementos fundamentais na compra online são a facilidade de navegação e informações sobre produtos, familiaridade com o produto, marca ou site, tempo de entrega e métodos de pagamento.

De que forma o Validata ajudou a GBSO, SOLUTIONS, UNIPESSOAL LDA. a garantir a melhor experiência de compra?

André Palma: O serviço é particularmente relevante no contexto de uniformização de informação, e na sua apresentação e manutenção. É crucial que todos os elementos estejam disponíveis nos mesmos formatos, e com as mesmas características. O mercado online e a todas as integrações automáticas obrigam a que a informação seja formatada do mesmo modo, quer seja por necessidade ou pela apresentação. Os produtos devem ter a mesma imagem de face, e os conteúdos devem estar sincronizados de maneira a proporcionar uma experiência de shopping mais agradável e completa.

Desde quando sentiram necessidade de recorrer ao serviço?

André Palma: Há algum tempo que já tínhamos a noção de que teríamos de organizar e disponibilizar a informação de maneira eficiente e homogénea, mas a proliferação dos canais online, e a sistematização de novos processos em todo o mercado acelerou os timings. A importância de corresponder às necessidades de todos os clientes, e tendo em consideração que cada um tem os seus templates de produto com medidas e formatos diferentes, fez com que ter a capacidade de ter uma solução que permita adaptar o produto base a cada um dos diferentes formatos tornou-se essencial.

Atualmente, qual o balanço que fazem desta colaboração com a GS1 Portugal na otimização do comércio online?

André Palma: O balanço tem sido positivo. Os timings têm sempre sido cumpridos, e as ferramentas têm sido muito úteis. Existe a preocupação de tentar sempre acomodar as diferentes necessidades, e a agilidade de adaptação aos métodos do cliente.

Que sugestão deixam às empresas que estejam agora a começar a investir no comércio online?

André Palma: Acredito que é muito importante a optimização de processos pensada nas etapas seguintes. É critico planear o projecto no sentido da dimensão que poderá alcançar, e não da dimensão em que uma empresa o quer lançar. Muitas vezes ocorre o erro de criar processos não eficientes, que em volumes pequenos não incorre no gasto de muito tempo, no entanto à medida que os volumes vão aumentando essas pequenas ineficiências começam e ser vistas com outros olhos.

É de extrema importância tentar logo no início “perder” mais tempo a deixar os processos claros e simples.

André Palma: Um projecto online tem de ser visto como um todo, e planeado com todas as vertentes: comerciais – redes sociais – ads e outros.

 

Criada em 2014, especializada em representação e distribuição de marcas no mercado português, sobretudo na área do grande consumo não alimentar. Com uma equipa altamente experiente e especializada na área do grande consumo, também oferece aos clientes a possibilidade de um apoio de consultoria na área do marketing estratégico e estratégia comercial. Também se oferece consultoria e apoio na área da internacionalização.

Saiba mais »