Uma em cada 5 inserções promocionais é de produtos de mercearia

O serviço Foliotrack da Marktest avança que, durante o ano 2021, em cada cinco inserções em folheto das principais insígnias da grande distribuição, uma era relativa a produtos de mercearia.

Fonte: Marktest

De acordo com informação do serviço Foliotrack da Marktest, as principais insígnias da grande distribuição publicaram 1107 folhetos promocionais durante o ano 2021, num total de mais de 373 mil inserções, números que correspondem a um crescimento de 16.5% e 11.9% face ao ano anterior, respetivamente.

Entre os produtos comunicados em folheto, a mercearia ocupa a primeira posição, responsável por 20.5% do total de inserções. Isso significa que, em cada 5 inserções promocionais em folheto, uma é relativa a produtos de mercearia.

A higiene pessoal ocupa a segunda posição, responsável por 10.2% das inserções em folheto.

A primeira e segunda posição não sofrem alterações face a 2020 ou 2019, quando ambas as categorias também ocupavam as posições cimeiras, com quotas similares às observadas em 2021.

Já a terceira posição, constitui uma novidade no último ano. As bebidas alcoólicas foram, no top 5, as que mais aumentaram em número de inserções (cresceram 17.9% face ao ano anterior), passando a ocupar a 3ª posição, com 9% do total.

Essa situação colocou os lacticínios na 4ª posição, com 8.8%, seguidos dos congelados, com 7.1%. Esta última categoria havia sido, em 2020, a que mais havia aumentado face ao ano anterior.

Gráfico informativo

Entre as cinco categorias que mais inserções promocionais comunicaram em 2021, apenas as bebidas alcoólicas cresceram acima da média, que se cifrou nos 11.9%.

No seu conjunto, estas cinco categorias representam 55.6% do total de inserções promocionais analisadas pela Marktest.

Esta análise considera os folhetos de âmbito nacional das seguintes insígnias: Aldi, Auchan, Continente, El Corte Inglês, Eleclerc, Intermarché Super, Lidl, Minipreço Family e Pingo Doce. Contacte a Marktest para mais informações acerca do Foliotrack.