Unidade de desenvolvimento de Negócio: uma equipa 100% dedicada aos Associados

À semelhança de edições passadas, continuamos a trazer-lhe exemplos de adaptação à pandemia da equipa da GS1 Portugal.

Este mês falámos com a equipa da Unidade de Desenvolvimento de Negócio (UDN). Uma área que, apesar de ter nascido antes desta pandemia, tem vindo a consolidar o seu trabalho ao longo do último ano.

Constituída pelo José Caseiro (Consultor), Filipe Esteves (Gestor de Desenvolvimento de Negócio) e João Mónica (Key Account), a criação desta equipa surgiu da necessidade de acompanhar os Associados da GS1 Portugal de forma mais próxima e personalizada.

Uma tarefa que se tornou um enorme desafio, muito recompensador.

Conheça agora melhor a equipa que está 100% disponível para si.

Observatório de Tendências (OT): Voltemos ao início. Porquê a criação desta Unidade de Desenvolvimento de Negócio (UDN)?

José Caseiro (JC): Queremos fazer chegar os benefícios da adesão à GS1 Portugal a cada vez mais Empresas e, para isso, é essencial alargar a visibilidade da GS1 Portugal. Seja junto de novas Empresas – que ainda não nos conhecem – ou, junto das Empresas nossas Associadas que, por vezes, não conhecem todo o potencial da sua adesão.

E, com esta premissa nasce a UDN, uma equipa que atua como “one face to the Customer” da GS1 Portugal (em tradução livre, “a cara única para o Associado”) que reforça a visão da organização: ser um Parceiro de Confiança das Empresas.

OT: Quais foram os principais desafios na criação desta nova área?

Filipe Esteves (FE): A criação desta nova área coincidiu com o início da pandemia. Sendo o nosso objectivo principal atuar junto das Empresa, o principal desafio foi a dificuldade do contacto presencial de forma a conhecer o Associado como desejamos.

Por outro lado, a definição e implementação de uma estratégia alinhada com os valores da organização que permita conhecer melhor o Associado, harmonizar a relação com as Empresas e fazer da UDN o ponto de contacto com a GS1 Portugal.

OT: E quais os vossos principais objetivos?

FE: Apoiar e ajudar no desenvolvimento de negócio da nossa massa associativa, através da divulgação das soluções e serviços que a GS1 Portugal disponibiliza a todos os seus Associados.

OT: Qual tem sido a reacção dos Associados?

João Mónica (JM): A recetividade por parte dos nossos Associados tem sido bastante positiva e o feedback que temos tido relaciona-se, principalmente, com a identificação de novas oportunidades ao descobrirem todas as potencialidades dos nossos serviços. A maioria dos nossos Associados apenas tinha conhecimento da GS1 Portugal como uma entidade emissora de códigos e têm manifestado surpresa pelo leque de soluções que disponibilizamos. 

OT: O processo de adaptação foi rápido e em plena pandemia. Mais de um ano depois, que aprendizagens já retiram deste desafio?

JC: Aprendemos aproveitar todas as novas oportunidades, inovando, melhorando a nossa flexibilidade, procurando novas formas de comunicar e materializando o papel da GS1 Portugal como um facilitador na relação com o nosso Associado.

OT: E, para terminar, o que podem esperar os Associados da GS1 Portugal da UDN?

JM: Apoio e ajuda. Com especial enfoque no processo de melhoria da competitividade de todos os agentes da cadeia de valor, através de Standards e Soluções; mas também na transferência de conhecimento. O nosso objetivo é simples: tornar os negócios mais eficientes e sustentáveis, proporcionando assim maior valor para o Consumidor.

 

Para qualquer assunto sobre Adesão e Serviços GS1 Portugal, a nossa equipa está ao seu dispor:
Filipe Esteves

Gestor Desenvolvimento de Negócio

Telemóvel (+351) 926 300 829

Email f.esteves@gs1pt.org

João Mónica

Key Account

Telemóvel (+351) 939 107 737

Email j.monica@gs1pt.org